O primeiro ponto que vamos fazer é ressaltar a diferença entre a venda de empresas e o repasse de um ponto comercial. Ambos são conceitos bastante difundidos e também muito confundidos.
É fundamental compreender que a venda de uma empresa é uma transação comercial, como a compra e venda de um imóvel ou de um veículo. No entanto, o objeto da venda é toda uma organização, podendo incluir sua marca, contratos, passivos e ativos. Uma organização bem posicionada no mercado, lucrativa e com potencial para expandir os negócios pode ser bastante atrativa para investidores que planejam comprar uma empresa consolidada e com uma base ampla de clientes ativos.
Por outro lado, passar o ponto comercial não implica necessariamente na venda de toda a estrutura da empresa. Nesse caso, o item principal é o ponto onde está instalado o negócio. É por isso que a venda de ponto comercial vale para aquelas empresas cuja localização tem algum valor para outros negócios. São exemplos: lojas, restaurantes, padarias, sorveterias, estacionamentos, etc. Potenciais compradores podem estar interessados apenas nessa localização privilegiada para instalar outro tipo de negócio. É uma transação também imobiliária, que depende da anuência do proprietário do imóvel para que ocorra a transferência do contrato de locação.