Alguns beneficiários relataram não terem recebido o Auxilio Brasil neste mês de março, de acordo com informações oficiais, o Governo Federal realizou alguns bloqueios de contas entre os meses de fevereiro e março.
O sistema de bloqueios do Palácio do Planalto já vem funcionando há tempos, ele serve para encontrar contas que não atendem todas as regras de permanência no programa.
Principais causas que podem fazer você perder seu benefício
De acordo com o Ministério da Cidadania, os bloqueios podem acontecer por uma série de motivos.
- CadÚnico desatualizado
Essa é uma das causas mais comuns, isso acontece quando o cidadão não informa tudo sobre ele e sobre pessoas com as quais convive, inclusive atualização de documentos.
A falta de atualização no CadÚnico pode fazer o cidadão perder todos os outros benefícios que o governo disponibiliza.
- Descumprimento dos requisitos
Quando o cidadão deixar de cumprir qualquer requisito exigido pelo governo ele corre o risco de perder seu benefício.
Alguns desses requisitos são
- Ter renda familiar mensal per capita no valor de até R$ 100,00 (cem reais), denominada “linha de extrema pobreza
- Ter renda familiar mensal per capita no valor entre R$ 100,01 (cem reais e um centavo) e R$ 200,00 (duzentos reais), denominada “linha de pobreza
- Frequência escolar mensal mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos de idade;
- Frequência escolar mensal mínima de 75% para beneficiários de 6 a 21 anos de idade, além de calendário nacional de vacinação completo;
- Acompanhamento do estado nutricional de crianças com até 7 anos de idade incompletos;
- Acompanhamento pré-natal para gestantes.
Atualização do Cadúnico
Cada vez que houver alguma alteração no âmbito familiar é necessário realizar a atualização do cadastro, a atualização do Cadúnico deve ser feita presencialmente pelo Responsável Familiar (membro da família que fez o cadastro) no CRAS mediante apresentação de documento CPF ou Título de Eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família, de preferência CPF.
A atualização do CadÚnico demora até 45 dias para que o nome ou a atualização tenha a entrada no sistema do banco de dados.
Após realizar a atualização cadastral você pode saber se você já tem o benefício liberado através do telefone 0800 707 2003.
Quando devo atualizar meu Cadúnico?
De acordo com o Governo Federal, todo cidadão precisa atualizar as suas informações ao menos uma vez a cada dois anos.
Mas caso aconteça alguma mudança antes deste prazo o cidadão deve realizar atualização sem esperar até o final de prazo.
Alguns exemplos de situações que exigem uma atualização são:
- quando alguém da família morre;
- quando alguém da família nasce;
- alguém começou a trabalhar;
- alguém perdeu o emprego;
- um integrante se mudou da casa;
- um integrante passou a morar na casa;
- o filho mudou de escola.
Como saber se meu beneficio foi bloqueado?
Para não ser pego de surpresa você pode saber se continuará ou não dentro do benefício, através do app oficial do Auxílio Brasil. Lá, o Governo informa como está a situação do seu benefício.
No app Auxílio Brasil CAIXA você poderá:
- Consultar como está a situação das parcelas do novo benefício social
- Fazer a conferência o extrato detalhado
- Acessar o calendário de pagamentos do programa
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/teve-seu-auxilio-no-brasil-bloqueado-entenda-quais-sao-as-possiveis-causas/?amp