concessão automática de aposentadoria por idade já está em funcionamento, mas apenas cerca de 200 segurados aceitaram o benefício.
O INSS, desde o ultimo dia 15, passou a enviar, automaticamente, aos segurados da Previdência Social, cartas e e-mail, comunicando que eles têm direito à concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. Para receber a comunicação é necessário estar com endereço atualizado e e-mail cadastrado junto ao Instituto. Não será necessário o comparecimento pessoal nas agências do INSS. Os seus dados cadastrais junto ao INSS são passiveis de correção e podem ser conferidos no site https://meu.inss.gov.br , sem necessidade de comparecimento pessoal à agencia do INSS. Uma vez feito o cadastro e registrada a sua senha será permitido, entre outros, o acesso aos seus extratos de salários de contribuição e vínculos do CNIS, essenciais para o planejamento da sua aposentadoria, em data que lhe garanta a melhor renda vitalícia.
A concessão automática de aposentadoria por idade já está em funcionamento, mas apenas cerca de 200 segurados aceitaram o benefício. A dedicação do Executivo na aprovação da anunciada reforma da Previdência acarretou corrida às agências do INSS em busca das aposentadorias, tanto que, segundo dados do Instituto há 200 mil segurados aguardando agendamentos para comparecimento pessoal nas agências.
Assim é preciso ficar atento! Quando o INSS der esmola demais, o segurado pode desconfiar! Aceitar um benefício concedido administrativamente exige cuidado e o prévio planejamento com simulação do valor do benefício e tempo de contribuição é fundamental para que você possa gozar, vitaliciamente, da melhor renda possível, com todos os seus direitos garantidos.
Lembrando que é possível pedir a revisão, administrativamente e, se for o caso, judicialmente, dentro do prazo de dez anos, contados da data da concessão do benefício com possibilidade de receber diferenças referentes aos últimos cinco anos.
Fonte: Jornal Estadão on-line/economia & negócios