Documento é feito pela internet através de aplicativo pelo celular. Entenda!
Diante dos constantes avanços tecnológicos, diversos documentos como CNH e RG, hoje, já dispõe de uma versão digital. A substituição do modelo impresso, mais tradicional, tem sido cada vez mais inevitável, quando compara-se a praticidade e a facilidade do acesso à informações de identificação civil ou do trabalhador.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que pode ter emissão para cidadãos brasileiros, que nasceram no Brasil ou foram naturalizados, que tenham 14 anos ou mais.
Em suma, ela tem utilidade para registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nela ficam registradas data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.
Nesse sentido, são esses registros que garantem ao trabalhador direitos trabalhistas como aposentadoria, seguro desemprego, FGTS e contabilizam o tempo para pedir a aposentadoria.
Desde setembro de 2019, a carteira de trabalho digital substitui a antiga CTPS física para facilitar o acesso às informações de trabalho dos brasileiros. Contudo, muitos ainda têm dúvidas em como solicitar a sua CTPS Digital.
Vamos explicar o passo a passo nesta leitura a seguir.
Quais as vantagens da carteira de trabalho digital?
A carteira de trabalho digital tem algumas vantagens em relação à carteira física. As principais delas são:
- todo o processo de solicitação ocorre pela internet;
- o documento fica pronto mais rápido;
- é gratuita;
- pode acessar todas as informações sobre os contratos de trabalho a qualquer momento;
- não há o risco de perder ou estragar o documento.
Quem tem carteira física precisa fazer a carteira digital?
Sim, é importante fazer a sua carteira digital porque, passou a substituir a carteira física. A boa notícia é que o número da carteira digital é o seu CPF. Portanto, você já sabe o número que precisar informar ao empregador, mesmo que ainda não tenha acessado o aplicativo ou o site para fazer a sua carteira digital.
Quanto à carteira física, esta deve-se guardar com cuidado porque poderá ser que precise utilizá-la para consultas no futuro. Portanto, nada de jogá-la fora.
Como fazer a carteira digital?
O aplicativo da CTPS Digital funciona cruzando várias bases de dados do governo com as informações enviadas pelo empregador via sistema eSocial como os dados do contrato de trabalho, anotações de férias, décimo-terceiro, etc. Agora siga as instruções a seguir para baixar o seu documento digital.
- Baixe o aplicativo ou acesse o site oficial
Faça o download do aplicativo oficial Carteira de trabalho Digital disponível para Android e iOs. - Entre na sua conta
Na tela inicial do aplicativo ou do site, insira seu CPF e clique em “Continuar”, caso já tenha cadastro em algum serviço digital do governo, coloque sua senha, Se ainda não possuir uma conta, preencha os campos com suas informações pessoais e siga as orientações dadas na tela. - Confirme algumas informações pessoais
Na tela, aparecerá perguntas para alguns dados pessoais como nome da mãe e data de nascimento, escolha a opção correta e clique em confirmar; com isso, já será possível visualizar dados básicos sobre seus vínculos empregatícios; - Confirmação de vínculos empregatícios anteriores
Por fim, para ver mais detalhes da CTPS Digital, será solicitada uma segunda confirmação de identidade com informações sobre seus contratos anteriores, como nome do último empregador, ano do último contrato, se recebeu benefícios do INSS nos últimos 5 anos, etc.; escolha a opção correta para cada pergunta e clique em confirmar. Pronto, você terá acesso a todos os seus dados sobre vínculos empregatícios.
É importante confirmar corretamente as informações para não ter bloqueio do cadastro. Com a CTPS pelo smartphone, seu CPF também passa a ser o número da sua carteira de trabalho digital.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/carteira-de-trabalho-digital-quais-as-vantagens-e-como-emitir/