O C6 Bank liderou o ranking de reclamações direcionadas às maiores instituições financeiras no quarto trimestre do ano passado, conforme divulgado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira, 20/01. A lista é construída com base em um indicador que leva em conta o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco.
Pela primeira vez, o Banco Central incluiu as instituições de pagamento, no caso as fintechs e bancos não tradicionais, entre os participantes, além dos bancos e financeiras. De acordo com a Autoridade Monetária, “ss IPs têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado, tanto em termos de produtos e serviços ofertados, quanto em razão do aumento crescente de sua base de clientes e das reclamações recebidas pelo BC.”
O ranking mostra que, de outubro a dezembro do ano passado, o C6 atingiu 106,22 pontos no ranking, resultado de 1.444 reclamações procedentes em um universo de 13,594 milhões de clientes. Na sequência, vieram BMG (67,87 pontos), BTG Pactual/Banco Pan (63,08 pontos), Inter (53,90), Bradesco (25,30) e Santander (24,58). Fazem parte desse primeiro grupo as 15 instituições com maior número de clientes.
Entre aquelas que fazem parte do segundo grupo, com as instituições com menor número de cientes, os líderes de reclamações foram, não por acaso, os chamados ‘novos entrantes’ no mercado financeiro: Parati (16.699,13 pontos), Master (952,93), Banco Digimais (444,90), Facta Financeira (339,53) e Neon Pagamentos (324,25).
As principais queixas foram ligadas âs irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a: cartões de crédito (2.185 reclamações); operações de crédito (2.065); demais operações e serviços (1.515).
*Com informação do Banco Central