A contabilidade fiscal, também chamada de contabilidade tributária, nada mais é do que a área do setor contábil que atua especificamente com a gestão e o controle do recolhimento de tributos.
A contabilidade tributária atua por meio de procedimentos específicos, adotados com o objetivo de registrar e escriturar todos os fatos geradores que constituem a incidência de obrigações tributárias.
O Brasil é um país que possui um dos sistemas de arrecadação de tributos mais complexos do mundo. Em razão dessa realidade, é natural que os contribuintes estejam sujeitos a um risco maior de incidência de multas por causa do incorreto recolhimento de valores e até mesmo na interpretação de obrigações.
Dessa forma as atividades do Setor Fiscal são importantes para manter a gestão do recolhimento de taxas e impostos que incidem sobre o negócio, evitando o pagamento errôneo de valores ou até mesmo o recolhimento incorreto de tributos.
Algumas das principais rotinas de um departamento fiscal que você precisa conhecer:
1 – Gestão de Notas Fiscais
2 – Recebimento e escrita fiscal
3 – Conferência de toda a documentação fiscal;
4 – Atualização constante
5 – Apuração de tributos
6 – Auxílio na classificação fiscal de novos produtos
7 – Cumprimento das obrigações tributárias acessórias
8 – Envio de demonstrações contábeis
Essas são algumas das funções, dentre elas poderiamos relacionar um gigantesco contexto detalhado sobre cada uma, porém fica para um próximo post.